A Hérnia de disco é uma condição relacionada a coluna vertebral que ocorre quando a parte interna do disco protrai ou se descola através de uma fenda no anel fibroso.
O núcleo puposo, como é chamada a parte interna do disco, quando se desloca em direção a raiz nervosa poderá ocasionar dor.
A causa da hérnia de disco cervical está relacionada com a idade, fatores genéticos e lesões no disco intervertebral ocasionadas por mau uso e traumas na coluna.
O sintoma mais freqüente é a cervicobraquialgia que corresponde a uma dor no pescoço que irradia para um dos membros superiores. Além da cervicobraquialgia pode haver formigamento e perda de força. O sintoma geralmente alivia com a elevação do mebro superior correspondente.
O tratamento conservador com uso de medicações, repouso e fisioterapia apresenta bons resultados maioria dos casos. Na crise o uso de um colar de espuma por alguns dias é recomendado. Os bloqueios nesses casos são procedimentos pouco indicado.
Passada a crise e com a melhora dos sintomas são implementadas medidas fisioterápicas. A manutenção do bem estar está relacionada com os cuidados diários, principalmente na sua função profissional, com as medidas posturais e com as atividades físicas.
A cirurgia está indicada quando:
– DOR INCAPACITANTE SEM ALÍVIO COM MEDICAÇÃO
– NÃO RESPONDE AO TRATAMENTO EM 8 A 12 SEMANAS
– DÉFICIT NEUROLÓGICO PROGRESSIVO