A sacroileíte é uma inflamação na articulação do sacro com o quadril que gera dor e desconforto no final da coluna. Seu tratamento é feito basicamente com a tomada de remédios analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e sessões de fisioterapia.
Sintomas de sacroileíte
Dor nas articulações do sacro com a coluna vertebral. A dor é profunda e se localiza na parte superior do bumbum, e pode irradiar para a coxa;
Por vezes há dor em região lombar ou quadril;
A dor é frequente, e está presente até mesmo durante o sono;
A dor pode piorar após repouso prolongado, sendo mais intensa ao acordar;
Dor ou desconforto nos joelhos;
O diagnostico é feito pelo médico após a observação dos sinais clínicos ao pressionar a crista ilíaca, e de exames de imagem, como o raio-x e a cintilografia, por exemplo.
Tratamento para Sacroileíte
Ao identificar os sintomas da sacroileíte o médico deverá indicar que o paciente faça fisioterapia para diminuir a dor e o desconforto. Exercícios de fortalecimento e de alongamentos serão capazes de melhorar a postura e diminuir a sintomatologia da doença. Confira 5 exercícios indicados para sacroileíte aqui.
A tomada de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos e as sessões de fisioterapia são as formas de encontrar alívio dos sintomas e diminuir a crise.
A reeducação postural (RPG) também são algumas formas de tratamento que ajudam a diminuir as compensações e a dor, trazendo alívio dos sintomas e por isso também são indicadas.
Caso haja uma diferença de tamanho das pernas maior que 1 centímetro recomenda-se o uso contínuo de uma palmilha dentro do sapato para ajustar a altura do membro e diminuir a sobrecarga na articulação.
As infiltrações da articulação sacroilíaca e o procedimento de Rizotomia da articulação podem ser opções minimamente invasivas que auxiliam no alivio da dor na reabilitação do paciente podendo melhorar sua qualidade de vida e de suas atividades diárias