Cirugia Endoscópica para hérnias de disco lombar

 

COMO É REALIZADA A CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA?

Para realizar a Cirurgia por Vídeo da Coluna ou Endoscopia da Coluna, o cirurgião introduz um fino tubo (cânula), através de uma pequena incisão, até o local do problema, nela passará uma câmera com fibra ótica na parte interna do endoscópio que transmitirá as imagens por vídeo em um monitor.

O cirurgião, então, através de instrumentos especiais e de alta precisão, consegue, sob visualização direta, remover partes do disco lesado e fragmentos herniados, descomprimindo e aliviando a pressão no nervo e dentro do disco.

Após a remoção, todo o instrumental é retirado cautelosamente e a musculatura retorna ao seu local. Muitos pacientes sentem alívio imediato dos sintomas logo após o procedimento

QUAIS AS VANTAGENS DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA?

As principais vantagens da Endoscopia da Coluna são:

_ Incisão reduzida na pele (normalmente de 8mm a 1cm)

_ Alta no mesmo dia e rápido retorno as atividades diárias

_ Menor trauma/lesão da musculatura da coluna com consequente menor sangramento

_ Baixos índices de lesões nas diversas estruturas neurológicas e vasos sanguíneos (diminuindo a perda sanguínea)

_ Baixíssimo índice de infecção

 

COMO É O PÓS OPERATÓRIO DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA?

Após a recuperação pós anestésica, o paciente é levado para o quarto do hospital. Nesse momento, provavelmente já conseguirá sentar e levantar com cuidado para dar seus primeiros passos após o procedimento cirúrgico.

Estará com um pequeno curativo no local da incisão. Caso já se sinta seguro, terá alta para casa com as medicações conforme prescrição médica.

A fase de cicatrização leva ao redor de 7 dias quando deverá retornar com seu médico para retirada dos pontos. Nesse período deve evitar sobrecarga na coluna e movimentos de flexão/rotação da coluna.

Evitar dirigir por 2 semanas. Após a cicatrização da ferida cirúrgica, iniciará fisioterapia motora e trabalho de reabilitação motora e postural.

Atividades de maior esforço são liberadas após 6 a 8 semanas. Vale a pena lembrar que cada caso deve ser avaliado de forma individual e de acordo com a equipe médica.

 

 

Dr. Rodrigo Grion é Membro Titular das Sociedades: