ARTROSE DA COLUNA (ESPONDILOARTROSE)

A artrose da Articulação Facetária (dor facetária) é uma das causas comuns de dores na parte inferior das costas (LOMBAR) e/ou no pescoço (CERVICAL).

A dor facetária é uma patologia em que as pequenas articulações, chamadas facetas, na parte de trás da coluna vertebral, sofrem com artrose e se tornam dolorosas, semelhante ao modo como a artrose no  joelho ou nos quadris é dolorosa.

As articulações conectam os ossos que se alinham para formar a espinha vertebral. Articulações saudáveis deslizam livremente e permitem o movimento. O processo natural de envelhecimento, lesões, artrite e certas condições da coluna podem mudar a maneira com que as articulações facetarias se movem e levam a dor e ao movimento restrito. Tais sintomas são conhecidos como síndrome da articulação facetaria.

A artrite da articulação facetária também é conhecida como artropatia facetaria e espondilose ou espondiloartrose.

Para a maioria das pessoas, os sintomas da síndrome da articulação facetaria são aliviados com medicamentos e fisioterapia. Em alguns casos quando não há melhora com o tratamento inicial pode-se optar pelas Infiltrações Facetárias ou Neurotomias por radiofrequência (rizotomia por radiofrequência), no qual se utiliza o calor para ‘”desligar” um nervo e impedi-lo de captar sinais de dor.

Medicamentos, fisioterapia e neurotomia por radiofrequência podem aliviar os sintomas da síndrome restaurar o movimento livre de dor para que possa retomar a maioria de suas atividades favoritas e desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

ARTICULAÇÃO FACETÁRIA LOMBAR COM OSTEOARTROSE

As articulações facetarias são revestidas com cartilagem, contém uma pequena dose de fluído de articulação, e estão envoltas por uma capsula articular.

Há um par de articulações facetarias em cada nível e eles são nominados a partir dos corpos vertebrais que eles conectam.

ARTICULAÇÃO FACETÁRIA CERVICAL COM OSTEOARTROSE

LOCAIS NA COLUNA CERVICAL E LOMBAR COMUNS DA DOR DE ORIGEM FACETÁRIA

A Artrite da faceta comum normalmente ocorre na região CERVICAL e/ou LOMBAR.

As articulações da facetas inferiores, tais como L3-L4/ L4-L5 e L5-S1, são mais suscetíveis de apresentarem artrose das facetas porque eles carregam o maior peso em comparação com outras áreas da coluna vertebral.

OPÇÕES DE TRATAMENTO PARA A DOR FACETÁRIA

Medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou outros medicamentos para a dor, modificação das atividades, perda de peso, fisioterapia, e exercício físico regular tudo pode ser útil na redução da dor.

Para determinar se as articulações estão causando dor, um diagnóstico com uma injeção de anestésico local pode ser realizada, quer na faceta comum, ou em torno dos nervos que sentem a dor na articulação da faceta.

Esses nervos são chamados de nervos ramo medial. Se a dor é reduzida por esta injeção de diagnóstico, em seguida, um processo chamado de RIZOTOMIA PERCUTÂNEA FACETÁRIA é realizado.