Tratamento Cirúrgico da Hérnia Discal Lombar

A cirurgia para tratamento da hérnia de disco lombar está indicada nos casos em que não houve melhora dos sintomas com o tratamento conservador de dor e desconforto da coluna lombar, mesmo com o tratamento à base de remédios e fisioterapia, ou quando há sinais de perda da força ou sensibilidade com a instalção do déficit neurologico.

Tipos de cirurgia

O tipo de cirurgia pode variar de acordo com o local da hérnia lombar e de seus sintomas…..os principais tipos são:

1. Cirurgia tradicional – micro-DISCECTOMIA SEM INSTRUMENTAÇÃO- sem uso de implantes

É feita com um corte de 2 cm na pele para chegar até a coluna. Após o afastamento da musculatura e a remoção de um pequeno fragmento ósseo da lamina chega-se ao disco herniado e ao nervo ciático comprimido e assim realiza-se sua liberação através da DISCECTOMIA SIMPLES / FRAGMENTECTOMIA.

Esta cirurgia, geralmente, é feita com anestesia geral devendo ser retirado parte do disco intervertebral que está prejudicado. O tempo de cirurgia varia de acordo com o local e a situação da hérnia de cada pessoa, mas dura cerca de 2 horas com alta hospitalar prevista para o dia seguinte

Existe uma boa indicação nos casos de DOR PREDOMINANTE EM UMA DAS PERNAS / CIATALGIA não sendo necessário o empregado de implantes metálicos nas vértebras / parafusos

Discectomia Lombar : cirurgia para hérnia de disco. Leia em Dr Jonas Lenzi                   HÉRNIA DE DISCO LOMBAR — Dr. Ernani Abreu Médico Cirurgião de Coluna

2.Cirurgia tradicional – com  artrodese por VIA POSTERIOR (PLIF/TLIF)

A cirurgia realizada é escolhida quando o paciente apresenta principalmente DOR LOMBAR IRRADIADA OU NÃO PARA UMA OU AMBAS AS PERNAS devido a instabilidade do segmento lombar.

Nestes casos se faz a necessidade de anestesia geral, o tempo de internação pode variar até 02 dias após o procedimento.

Resultado de imagem para cirurgia de artrodese lombar           Resultado de imagem para cirurgia de artrodese lombar

3.Cirurgia tradicional – com  artrodese por via ANTERIOR (ALIF)

Esta cirurgia é a mesma indicação da cirurgia por via anterior em paciente com DOR LOMBAR IRRADIADA OU NÃO PARA UMA OU AMBAS AS PERNAS devido a instabilidade do segmento lombar.

Dr. Cristiano Menezes CAGE ON CAGE LOMBAR - FUSIMAX - Medical Prime Gibran Rufca | LinkedInArtrodese da coluna via anterior - ALIF - Dr. Rodrigo Yunes

as fotos acima demosntram vista do acesso anterior com afastamento das estruturas anatomicas, colocação do CAGE (em um ou dois níveis dependendo da patologia discal) e  uma imagem demonstrando o aspecto radiológico

Artrodese da coluna via anterior - ALIF - Dr. Rodrigo Yunes

foto acima demonstra a cicatriz pelo aceeso anterior ALIF

Riscos da cirurgia

A cirurgia de hérnia de disco pode apresentar algumas complicações, mas o risco é bem pequeno, principalmente devido às técnicas e aparelhos cada vez mais modernos que vêm sendo utilizados. Todos os casos de procedimento cirúrgico se fazem obrigatoriamente a necessidade de uma avaliação Cardiológica e Anestésica préoperatório.

Assim as principais complicações que podem surgir são:

• Persistência da dor na coluna;
  • Infecção;
  • Lesão de nervos ao redor da coluna;
  • Dificuldade para movimentar a coluna.

Como é a recuperação

O pós operatório varia de acordo com o tipo de cirurgia, sendo que o tempo de internação é em torno de 2 dias e o paciente deve no dia seguinte ao procedimento cirúrgico levantar-se e caminhar com auxilio de fisioterapeutas pelo hospital para que tenha uma boa reabilitação.

A possibilidade de fazer atividades como dirigir ou voltar ao trabalho também é mais rápida na cirurgia minimamente invasiva ou discectomia sem instrumentação.

Já na cirurgia com artrodese, para retornar ao trabalho, é necessário um tempo de repouso maior. Já atividades mais intensas, como exercícios físicos, só estão liberadas após avaliação do cirurgião e melhora dos sintomas.

No período de recuperação devem ser utilizados medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios, prescritos pelo médico, para aliviar a dor.

Também deve ser iniciada a fisioterapia de reabilitação, com técnicas para auxiliar na recuperação dos movimentos e manter uma boa postura.

Resultado de imagem para sbot

Resultado de imagem para SBC COLUNA

Curso de Dor HC-FMUSP – Grupo de Dor – Neurologia – HCFMUSP

Imagem relacionada     Resultado de imagem para sbed